Xtraining é alternativa para quem tem pouco tempo para treinar

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imagem_release_1267859Aula de alta intensidade tem como objetivo melhora no condicionamento respiratório e mudança na composição corporal

Encontrar um tempo para ir na academia nem sempre é fácil. Até quem é fiel aos treinos, uma hora ou outra acaba falhando na rotina e é aí que entram os treinos mais intensos, que trabalham o corpo todo de forma dinâmica e com resultados.

O Cia Funcional X-Training, da academia Companhia Athletica de Ribeirão Preto por exemplo, vem como uma alternativa para as pessoas que possuem pouco tempo para treinar ou que buscam uma complementação para o treino que já realizam. É uma metodologia usada dentro do Cia Funcional, uma aula intervalada de alta intensidade (HIIT), dividida em blocos de treinos focados no trabalho neuromuscular e cardiovascular. Tudo isso marcado pelo ritmo da música.

O educador físico e professor da Companhia Athletica, Thiago Cervi, explica que as aulas são estruturadas em mixes, cada um focado em um trabalho diferente como cárdio, pliométrico, membros inferiores ou inferiores e assim por diante. “As aulas possuem uma estrutura de exercícios já pré-estabelecida, sincronizadas com a música. Cada exercício possui até 3 níveis de intensidade podendo ser realizado por iniciantes, intermediários e avançados”, explica o professor.

O tempo total do Cia Funcional XTraining é de 30 minutos, sendo 20 dedicados à parte principal da aula, e de 8 a 10 minutos dedicados à preparação técnica, onde cada movimento que será utilizado é explicado com as opções e níveis de intensidade, servindo também como forma de aquecimento.

Thiago explica que o principal foco do treinamento é a melhora no condicionamento respiratório e a mudança na composição corporal. A aula intervalada de alta intensidade causa maior estresse metabólico e maior gasto energético. “Isso aumenta significativamente os hormônios que irão estimular a lipólise, aumentando a taxa metabólica pós-exercício, conhecido como efeito after burn, que é a queima de calorias por 48 horas após os exercícios” explica Cervi.

Por ser uma aula de alta intensidade, o Cia Funcional X-Training é indicado para pessoas regularmente ativas, que já fazem parte de algum protocolo de treinamento e que possuem controle corporal para a realização deste tipo de atividade. “No caso de iniciantes é indicado que façam os exercícios dentro do nível 1 em sua zona de segurança”, orienta o educador físico.

A modalidade é contraindicada para pessoas com complicações articulares, lesões musculares ou distúrbios que impossibilitem a prática de atividades intensas.

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