Ribeirão terá 1º Festival de Teatro Lambe-Lambe

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Grupo Girino_ Hugo HonoratoDe 18 a 22 de abril acontecerá o 1º Festival de Teatro Lambe-Lambe de Ribeirão Preto.

Realizado pela Cia de Teatro Fantoccini, a ideia do festival é trazer para mais próximo da população uma das vertentes das Artes Cênicas, criada no Brasil, que é o Teatro Lambe-Lambe, realizando apresentações em espaços públicos, de livre acesso. Durante os dias do festival, cinco companhias de Teatro Lambe-Lambe de diferentes locais do país estarão apresentando mais de 10 espetáculos em suas caixas-teatro e também realizando oficinas gratuitas.

Durante os cinco dias o Festival irá receberá os seguintes grupos: Cia. Mútua (Itajaí-SC), Grupo Girino (Belo Horizonte), Coletivo EmCaixa (Belo Horizonte), Grupo Teatro Lambe-Lambe da Bahia (Bahia) e as Caixeiras Cia. de Bonecas ((Brasília- DF).

O Teatro Lambe-Lambe, também conhecido como Teatro de Miniaturas, é uma linguagem de formas animadas que ocupam um espaço cênico mínimo formado por um pequeno palco confinado em uma caixa preta de dimensões reduzidas. Nesse espaço são apresentadas peças teatrais de curtíssima duração, que normalmente variam de 2 a 3 minutos, através da manipulação de bonecos, para um espectador por vez.

Essa técnica surgiu na década de 80, com as brasileiras Ismine Lima e Denise Di Santos, sendo considerada a mais nova geração de teatro de animação do mundo. A modalidade recebeu esse nome, pois sua forma de apresentação assemelha-se aos antigos fotógrafos lambe lambes que ocupavam as praças brasileiras nas décadas de 40, 50 e 60. Denise Di Santos é uma das participantes do 1º Festival de Teatro Lambe-Lambe de Ribeirão Preto trazendo para o evento o primeiro espetáculo do grupo criado em 1989.

Além das apresentações, o festival terá também duas oficinas. No dia 19/04, a Cia. Mútua, ministrará uma oficina abordando de forma teórica e prática os princípios básicos para a construção e montagem de caixas de teatro lambe-lambe. O grupo apresentará também um panorama histórico da arte, abordagem sobre técnicas de manipulação, construção de dramaturgia, confecção de bonecos e desenvolvimento da técnica e estética da caixa. E no dia 20/04, o Grupo Girino ministrará a oficina de Teatro de Papel, que abordará a introdução ao universo do Teatro de Animação em miniatura e a experimentação do papel como material expressivo, no qual os participantes terão a oportunidade de construir formas, bonecos e cenários em papel para experimentar a manipulação desses elementos, criando cenas curtas e desenvolvendo experiências cênicas e performativas tendo o papel como suporte artístico. As oficinas acontecerão na Cerâmica São Luiz, a partir das 09 horas e as inscrições podem ser feitas pelo link disponível na página do festival.

 O 1º Festival de Teatro Lambe-Lambe de Ribeirão Preto é um projeto contemplado no Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo- Proac Edital 13/2017. Todas as apresentações são gratuitas. 

Confira a programação completa:

18/04 – Cia. Mútua (Itajaí-SC)

Espetáculo:  "Missiva", "Miragem" e "El Viaje"

Local: Calçadão de Ribeirão Preto

Horário: 16 horas

19/04 – Grupo Girino (Belo Horizonte-MG)

Espetáculo: "Mini Teatros de Sombras" – "Coração Alado", "Cotidiano" e "Isto não é uma caixa"

Local: Praça XV.

Horário: 16 horas

20/04 – Coletivo EmCaixa (Belo Horizonte – MG)

Espetáculo: "O Divino Maravilhoso", "Paraiso", "3X4" e "A Caixa Misteriosa".

Local: Praça Carlos Gomes

Horário: 16 horas

21/04 – Grupo Teatro Lambe-Lambe da Bahia (Bahia-BA)

Espetáculo: Dança do Parto"

Local: Instituto Micael – Barracão Favela do Simioni

Horário: 15 horas

22/04 – Grupo Teatral As Caixeiras Cia. de Bonecas (Brasília- DF)

Espetáculo:  "Caixa de Mitos – Lendas do Brasil"

Local: Parque Maurílio Biagi

Horário: 10 horas

Oficinas

19/04 – Oficina de Teatro Lambe-Lambe com Cia. Mútua

Local: Cerâmica São Luiz

Horário: 09 horas

Inscrição gratuita na página do Festival

  • Canal Dicas Mulher

  • O Guia de Compras Dicas Mulher é segmentado, e os anúncios agrupados nas seguintes seções:
    - Artes & Decoração
    - Beleza & Estética
    - Comer & Beber
    - Festa, Lazer & Turismo
    - Moda & Pres Sobre nós

    Últimos Mulher em Foco



    Dicas Mulher © Copyright 2015, Todos Direitos Reservados

    Desenvolvido por Invation