Os benefícios de visitas de cães e gatos aos seus tutores internados

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

dia-do-veterinario-1080x675A visitação hospitalar dos pets colabora de forma significativa para a melhora e recuperação do tratamento.

Momentos em que a saúde está frágil e debilitada exige cuidados médicos. Pessoas que estão passando por algum tratamento clínico, e que precisa de internação, a situação fica mais delicada ainda, pois além do tratamento medicamentoso, demanda do paciente, uma condição psicológica favorável. É aí que entram os animais de estimação. Recentemente, foi aprovado o projeto de lei, que libera visitação dos Pets nos hospitais. Pacientes internados em hospitais municipais de São Paulo poderão receber visita de animais de estimação.

De acordo com Karina D´Elia Albuquerque, professora da Clínica Médica e Semiologia de Pequenos Animais, que pertence ao curso de Medicina Veterinária, da Universidade UNIVERITAS/UNG, "os animais são grandes aliados neste processo de recuperação e cura", explica.

Como a visita dos pets hospitais ajuda na recuperação de seus tutores?

A visita hospitalar dos pets para seus tutores colabora de forma significativa para a melhora/recuperação, uma vez que o contato físico e o carinho dos pets contribui para a produção de serotonina, hormônio da felicidade, que auxilia na recuperação clínica dos pacientes.

Qual a importância dos pets estarem vacinados para realizarem as visitas?

A necessidade dos pets estarem vacinados para a realização das visitas, têm a finalidade de proteger os pacientes que estão imuno suprimidos de contraírem outra doenças, bem como também, de proteger os pets de contraírem doenças do ambiente hospitalar.

O que tem a dizer sobre a utilização de enforcador e focinheira no momento da visita?

Apesar dos pets que são conduzidos a realizar visitas hospitalares serem previamente avaliados temperamental e comportamentalmente, quando são inseridos em ambientes estranhos ou por contato físico inadequado, podem sentir-se desprotegidos e terem atitudes defensivas, o que pode gerar lesões nos pacientes, assim o uso de enforcador e focinheira tem a finalidade de proteger e conter os pets.

Acredita que todos os hospitais devam autorizar visitas dos animais aos tutores?

Com certeza, diversos estudos científicos já comprovaram a eficácia das visitas dos pets no ambiente hospitalar para a recuperação dos pacientes.

Há alguma pesquisa que demonstre os benefícios dessa visita na recuperação das pessoas?

Sim, existem diversos estudos reconhecidos pela comunidade científica e endossados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), sobre os benefícios da visita hospitalar dos pets à seus tutores e outros pacientes hospitalares. A interação dos pets com seus tutores ou outros pacientes em ambiente hospitalar é comprovadamente eficaz no complemento de tratamentos médicos auxiliando na  recuperação. Acredito que esse procedimento deve ser amplamente utilizado e difundido como método terapêutico, em auxílio ao tratamento medicamentoso.

  • Canal Dicas Mulher

  • O Guia de Compras Dicas Mulher é segmentado, e os anúncios agrupados nas seguintes seções:
    - Artes & Decoração
    - Beleza & Estética
    - Comer & Beber
    - Festa, Lazer & Turismo
    - Moda & Pres Sobre nós

    Últimos Mulher em Foco



    Dicas Mulher © Copyright 2015, Todos Direitos Reservados

    Desenvolvido por Invation