“O sol tem efeito cumulativo nos olhos, as principais doenças não aparecem de imediato”

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Óptica, no verão, a maioria das pessoas protege a pele do sol, mas somente 45%, os olhos

sol-olho-1200x545_cAo contrário do que muitas pessoas pensam, os óculos de sol cumprem um papel mais importante do que o de um acessório ou artigo de beleza. A intensidade da luz solar pode causar danos permanentes na nossa visão, e os óculos de sol são aliados necessários para a proteção contra os raios nocivos emitidos, causadores de graves queimaduras e doenças que afetam nossa saúde ocular.

Tais raios, podem distinguir-se, fundamentalmente, em dois tipos diferentes, o UVB e UVA, sendo que ambos são  prejudiciais para nossos olhos. O primeiro, UVB, causa queimaduras solares, pois danificam a camada superficial da pele (epiderme), e podem lesar igualmente os olhos. Já o segundo, UVA, penetra nas camadas mais profundas da epiderme, e pode danificar o colágeno da nossa pele, o que também pode causar graves danos.

Segundo a Abióptica (Associação Brasileira da Indústria Óptica) 4 em cada 10 brasileiros optam pelo uso de óculos de sol falsificados, e esse é um dos principais erros do consumidor ao adquirir um produto, pois como não possuem a lente com proteção contra os raios ultravioletas, a pessoa não estará segura. Ao sair no sol usando óculos falsificados, a pupila aumenta para captar uma quantidade de luz maior, e por causa da ausência de proteção, os raios solares penetram com maior facilidade, danificando a retina.

Os óculos escuros piratas podem, ainda, causar fortes dores de cabeça, desconforto e cansaço na visão. Por causa disso, as marcas vem investindo cada vez mais em proteção, trazendo novas tecnologias para garantir a segurança dos consumidores, como é o caso da Suncode, marca brasileira de óculos de sol que visa a saúde em primeiro lugar.

“Além de todas as nossas lentes possuírem tratamento para proteção contra raios UVA e UVB, as lentes espelhadas contam com a polarização, o que reduz reflexos indesejados como luz do sol em ruas molhadas e na lataria do carro. As lentes espelhadas ainda contam com coloração recomendada pela Comunidade Europeia para garantir contraste visual adequado” explica Pedro, co-fundador da marca Suncode.

As doenças causadas pelo uso de acessórios não  adequados, não aparecem de imediato, o que pode ser um grande problema. O sol possui um efeito cumulativo sobre os olhos e a radiação dos raios UV contribuem para a degeneração da saúde da retina. Por isso, a importância das lentes que possuem esse tipo de proteção é muito grande, pois as perigosas consequências da radiação solar desprotegida podem causar até câncer de pele, que é possível se desenvolver nas pálpebras. Além do câncer, a exposição regular aos raios solares pode causar problemas como cataratas, que surgem quando o cristalino do olho se torna opaco, ou como a degenerescência macular, doença que ao afetar a mácula, provoca uma perda da acuidade visual central, que é importante para a leitura e reconhecimento de detalhes.

Porém, o que muita gente não sabe, é que o filtro de raios ultravioletas nas lentes se desgasta com o tempo conforme o período de exposição à radiação. “Estimamos que a validade do filtro expira em dois anos, porém, dependendo do tempo de exposição ao sol, talvez esse número seja alterado. Pessoas que trabalham ao ar livre o dia todo, por exemplo, é recomendado que troque de óculos todo ano”, completa Ortega.

  • Canal Dicas Mulher

  • O Guia de Compras Dicas Mulher é segmentado, e os anúncios agrupados nas seguintes seções:
    - Artes & Decoração
    - Beleza & Estética
    - Comer & Beber
    - Festa, Lazer & Turismo
    - Moda & Pres Sobre nós

    Últimos Mulher em Foco



    Dicas Mulher © Copyright 2015, Todos Direitos Reservados

    Desenvolvido por Invation