Na musculação vale mais o número de repetições ou o peso?

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Como-Devo-Ajustar-Meu-Peso-de-TreinoExiste uma dúvida entre as pessoas que frequentam academia, sobre o que é mais importante na musculação para alcançar o objetivo da hipertrofia muscular – aumentar o número de repetições dos movimentos ou adicionar mais carga? O professor da Bio Ritmo, Alexandre dos Santos Leite, esclarece que para obter um resultado desejado, o mais importante é que o aluno atinja a fadiga do músculo, ou seja, execute o movimento até ele falhar.

Considerando esse princípio proposto pelo profissional, a carga deve estar de acordo com o condicionamento que a pessoa tem, desde que ela consiga realizar o maior número de movimentos, de forma correta, para alcançar o máximo da performance muscular. "Uma estratégia é ter como base o mínimo de dez e máximo de 20 repetições. Se o praticante não conseguir alcançar dez movimentos corretamente, o peso deve ser diminuído. Já se o número de repetições alcançar 20 sem falhar o movimento, é preciso aumentar a carga", explica Alexandre.

De maneira geral, se o seu objetivo é ganho de força, você deve realizar menos repetições com mais carga. Mas se você deseja obter resistência muscular, é preciso diminuir o peso e aumentar o número de repetições. "Em ambos os casos, o músculo sempre deve ser levado à fadiga", ressalta o especialista da Bio Ritmo.

É importante que o profissional de educação física que montou o seu treino faça modificações de carga e repetições nos exercícios periodicamente, pois se a pessoa permanece por muito tempo com o mesmo treino, os resultados serão reduzidos. Alexandre indica trocar a ficha de exercícios a cada 6 semanas. Outra dica é não realizar treinos com cargas muito elevadas por mais de 3 meses, por isso pode ocasionar lesões. "A estratégia é aumentar as repetições e reduzir as cargas a cada 3 semanas que você treinou com peso elevado", sugere o professor.

E lembre-se que, para o alcance do resultado, é necessário o descanso do músculo. Por isso não faça exercícios que utilizam a mesma musculatura por dois dias seguidos. "Intercale as partes que vai trabalhar do corpo durante a semana, dando um dia de pausa entre os exercícios. Uma estratégia pode ser intercalar membros inferiores e superiores, por exemplo", finaliza Alexandre.

  • Canal Dicas Mulher

  • O Guia de Compras Dicas Mulher é segmentado, e os anúncios agrupados nas seguintes seções:
    - Artes & Decoração
    - Beleza & Estética
    - Comer & Beber
    - Festa, Lazer & Turismo
    - Moda & Pres Sobre nós

    Últimos Mulher em Foco



    Dicas Mulher © Copyright 2015, Todos Direitos Reservados

    Desenvolvido por Invation