Saúde bucal: veja dicas para ter um sorriso bonito e saudável

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

O ato de escovar os dentes é uma das melhores armas para quem deseja um sorriso saudável e bonito, no entanto, essa não é a única maneira de atingir o objetivo. A seguir você confere uma série de dicas que ajudam a aumentar a beleza e proteção bucal. Veja!

Beijar na boca

Quando você beija, as glândulas salivares localizadas nas bochechas e na região abaixo da língua estimulam a salivação. E a saliva por sua vez possui proteínas, água e sais minerais que combatem a formação de placas bacterianas.

Evitar ácidos

Apesar de o vinho branco não manchar os dentes tanto quanto o vinho tinto, ele também não é bom para o sorriso. Isso porque possui um ácido capaz de dissolver o esmalte dos dentes, criando assim uma superfície áspera e permitindo maior adesão dos pigmentos de comidas e bebidas.

Para amenizar o problema evite o consumo de amora, chocolates e outros alimentos com coloração escura em conjunto com o vinho branco ou após a ingestão do mesmo.

Atenção à tabela menstrual

Fique atento à sua tabela menstrual, pois as alterações hormonais podem ocasionar inflamações na gengiva, e embora somente elas não sejam suficientes para causar o mau hálito, esse tipo de problema pode ser recorrente na falta de uma boa higienização.

Os especialistas também recomendam a ingestão de uma quantidade maior de água nos cinco dias pré-menstruais e no fim da menstruação.

Água

Quando sentir que sua boca está seca, não existe em tomar água. Além disso, evite consumo excessivo de sucos e refrigerantes, pois o açúcar pode causar a proliferação de bactérias. Se sentir vontade de beber refrigerante, dê preferência para os diet que possuem uma quantidade menor de sacarose.

Leite no café

Muita gente não resiste a uma boa xícara de café, e embora não seja preciso abandoná-lo para manter o sorriso bonito, alguns cuidados podem ser interessantes. Uma dica é adicionar leite ao café, pois isso diminui o poder das substâncias que causam as manchas nos dentes.

Evitar os vilões

Dente amarelado nem sempre é sinônimo de má escovação. O escurecimento dos dentes pode ocorrer de acordo com o tipo de alimentação. Os grandes vilões que devem ser evitados são chá preto, vinho, refrigerante, café e cigarro.

Evitar escovar os dentes após a alimentação

Por mais higiênico que esse hábito possa parecer, escovar os dentes logo após a refeição não é algo bom, especialmente após o consumo de alimentos cítricos. Isso porque o ácido por si só já corrói o esmalte dental, pelo que, a escovação pode comprometer ainda mais a proteção natural dos dentes. Especialistas afirmam que o ideal é esperar cerca de 20 a 30 minutos.

Diminuir a frequência de escovação

Apesar de ouvirmos sempre sobre a importância de escovar os dentes a cada refeição, o fato é que esse pode ser um erro. De acordo com especialistas, duas escovações por dia são suficientes, desde que a higienização seja feita de forma satisfatória. Isso porque o ciclo bacteriano atinge seu pico a cada doze horas.

fonte: Clickgratis

  • Mulher em Foco

  • O Guia de Compras Dicas Mulher é segmentado, e os anúncios agrupados nas seguintes seções:
    - Artes & Decoração
    - Beleza & Estética
    - Comer & Beber
    - Festa, Lazer & Turismo
    - Moda & Pres Sobre nós

    Últimos Mulher em Foco



    Dicas Mulher © Copyright 2015, Todos Direitos Reservados

    Desenvolvido por Invation