Saiba como evitar que a corrupção se instale em seu condomínio

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

taxa-de-condominio-jpg1477910364A corrupção se tornou tema recorrente na política brasileira. Porém, esta prática que prejudica o todo e beneficia um pequeno grupo não é exclusividade dos órgãos ligados à política. Ela pode estar bem mais próxima do que você imagina, no seu condomínio. A corrupção pode ser praticada por síndicos, conselheiros, administradoras e, inclusive, pelos próprios funcionários.

Um dos problemas pode estar na “comissão” de fornecedores. Esta é uma prática ilegal, porém comum, que ocorre quando fornecedores que vendem serviços para os condomínios pagam uma “comissão” para quem o contratou ou indicou. O pagamento pode ser feito com dinheiro em espécie, serviço ou produto. O correto seria que esse valor fosse dado como desconto, beneficiando assim todos os condôminos. Para evitar esse tipo de corrupção, é preciso que os moradores tenham acesso às cotações e que elas estejam abertas a qualquer fornecedor, para que, de fato, ganhe a que possuir menor preço.

Outro cuidado dos condôminos deve ser em relação às compras pessoais. Muitas vezes, em meio a tantas despesas comuns de cada condomínio, o síndico, ou outro funcionário, pode fazer compras para uso pessoal. Para que isso não ocorra, é necessário que todas as notas fiscais estejam disponíveis para análise dos moradores.

O desvio de dinheiro pode ser outro fator prejudicial às contas do condomínio. Nesta forma de corrupção, seja por meio de cheque, saque ou transferência, alguém que tenha acesso à conta do condomínio pode retirar o dinheiro destinado às despesas mensais, desviando para uso pessoal. Nesse caso, é possível detectar a fraude analisando o extrato detalhadamente. Um conselho fiscal atuante ajuda a evitar esse tipo de desvio.

Os moradores também precisam estar atentos à isenção de taxas de condomínio sem autorização. Essa prática ocorre quando o síndico solicita para a administradora a isenção de sua taxa de condomínio ou de outro condômino, sem autorização de assembléia. Por isso é importante que todos os documentos sejam de acesso fácil a todos os moradores.

Outra prática comum no âmbito da corrupção é o superfaturamento de serviços. Isso acontece sempre que uma obra possui um valor de mercado bem menor do que o valor contratado pelo síndico. Para que isso não aconteça é necessário que todos tenham acesso às cotações que devem estar disponíveis a qualquer morador.

Vivian Lapini
Graduada em Contabilidade, com mestrado em Controladoria e Finanças pela FEA-USP.

  • Mulher em Foco

  • O Guia de Compras Dicas Mulher é segmentado, e os anúncios agrupados nas seguintes seções:
    - Artes & Decoração
    - Beleza & Estética
    - Comer & Beber
    - Festa, Lazer & Turismo
    - Moda & Pres Sobre nós

    Últimos Mulher em Foco



    Dicas Mulher © Copyright 2015, Todos Direitos Reservados

    Desenvolvido por Invation