Liquidações: como renovar o guarda-roupa com inteligência?

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Liquidações (1)Liquidações. Promoção. Descontos especiais. Preços imperdíveis. Palavras como essas aparecem aos montes nos anúncios de tevê e rádio durante todo o ano, mas, sobretudo, nos meses de janeiro e fevereiro. Afinal, as promoções do início do ano são uma chance de fazer com que o estoque das lojas – que não saiu por completo no final do ano passado – girem em meio aos consumidores para que os comerciantes já possam preparar as compras das próximas estações.

Mas e o lado do consumidor? Como lidar com tantas opções e letreiros brilhantes indicando que naquele local está o melhor preço do ano? Moara Gomes Neves, consultora de imagem e estilo, aconselha que o primeiro ponto a ser evitado é o comportamento de comprar só por comprar. "Não pode! As promoções são uma chance para a gente comprar um item que já queremos adquirir há muito tempo e que só agora tem um preço acessível. A ideia é essa, e não simplesmente se entregar ao consumismo e comprar tudo o que vemos pela frente", afirma.

Na hora de escolher os itens, o orçamento deve ser levado em consideração. "É preciso fazer uma compra consciente: pensando em quanto tenho para gastar, quanto vou gastar e se o item que vou comprar cabe no guarda-roupa, ou seja, se a peça combina com o que eu já tenho", aconselha. Para isso, nada de sair perambulando de loja em loja para achar aquela promoção desejada; antes disso é necessário explorar bem o que já existe em casa. "É preciso analisar o guarda-roupa e as necessidades que encontro nele. Se preciso de uma calça jeans, por exemplo, eu saio destinada a comprar a calça. Assim, não corro o risco de sair com duas sacolas cheias de t-shirts, sapatos e acessórios. E sem a calça!", observa Moara.

Liquidações (2)Além das dicas do orçamento e planejamento, Moara guarda mais um conselho: a moda. Afinal, as promoções acontecem no começo do ano, quando o verão está no auge. Dessa forma, as roupas ofertadas são ligadas à estação mais quente do ano. "Se a pessoa compra muitas blusas, vestidos e shorts, ela não poderá usar por muito tempo porque logo chega o inverno. Então, é interessante focar em peças que não saem de moda. Estar ligada no que se firmou como tendência! Peças em jeans que são democráticas e combinam com todos os estilos e o comprimento midi, para as mulheres, são dicas interessantes. Acessórios também são sempre um bom investimento", aponta.

Ainda segundo Moara, as promoções são, sim, grandes oportunidades de compra, mas se você não souber aproveitá-las, elas viram grandes problemas. "É preciso comprar com cautela, planejando, observando o que eu tenho e pensando se o que eu comprei vai combinar com o que eu já tenho. Caso contrário, precisarei comprar mais e mais peças. E isso vira um ciclo vicioso de consumismo, que não é nada benéfico".

Liquidações (3)Resumindo: antes de sair às compras é preciso conhecer seu guarda-roupas, descobrir seu estilo e preparar o orçamento. Só depois está permitido gastar, mas sempre procurando peças que não saem de moda, levando uma listinha do que você realmente precisa, comprando com tempo e avaliando se você realmente gostou da peça ou se só gostou do preço. Se a peça realmente te encantou, a última dica é ficar atenta à numeração correta, pois dificilmente é possível realizar a troca de produtos adquiridos em promoções.

https://www.facebook.com/moaraneves.imagemeestilo/

Liquidações (5)

  • Mulher em Foco

  • O Guia de Compras Dicas Mulher é segmentado, e os anúncios agrupados nas seguintes seções:
    - Artes & Decoração
    - Beleza & Estética
    - Comer & Beber
    - Festa, Lazer & Turismo
    - Moda & Pres Sobre nós

    Últimos Mulher em Foco



    Dicas Mulher © Copyright 2015, Todos Direitos Reservados

    Desenvolvido por Invation