Estudantes investem em férias no exterior e fluência em segundo idioma

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

intercambio-cultural-ferias-exteriorCada vez mais, a fluência em um segundo idioma está sendo exigida no mercado de trabalho. Jovens de até 17 anos, e que em breve estarão na busca por uma vaga de trabalho, podem juntar o útil ao agradável com os intercâmbios de férias. Esses programas são de curta duração – com até três semanas – e oferecem a vivência de uma cultura diferente, além da fluência em outro idioma. “Quem planeja uma viagem internacional para passar as férias de julho, já está na hora começar a se programar”, alerta Larissa Di Battista, diretora do STB Ribeirão.

Letícia de Oliveira Lemes tem 15 anos e passou três semanas em Los Angeles (EUA) – 8 a 28 de janeiro de 2017. A jovem, que está no primeiro ano do ensino médio, conta como o intercâmbio de férias contribuiu para a fluência em inglês. “Eu tinha muita dificuldade para me comunicar. Depois da viagem, vi uma grande mudança. Estou muito mais segura falando em inglês e aumentei meu vocabulário”. Além dos amigos americanos, Letícia também conheceu pessoas do México, Rússia e Taiwan e se comunica com eles até hoje pelas redes sociais. A atenção que a escola americana tem com os estudantes foi o que mais chamou a atenção de jovem. “Eles tentam fazer a pessoa se encaixar. Os alunos podem escolher aulas de teatro, artes ou ciências. Lá todo mundo tinha o seu espaço e fazia o que gostava”.

Os intercâmbios de férias oferecem aulas de inglês em renomadas instituições de ensino e que recebem alunos do mundo todo. “Por isso, que o ideal é planejar com antecedência, pois é necessário realizar a matrícula nessas escolas e garantir uma vaga”, explica Larissa. Um dos destinos mais procurados é Dublin (Irlanda) – que não exige visto de turista –, onde os estudantes podem estudar em uma típica escola de ensino médio irlandesa, a St. Louis High School, localizada a 15 minutos do centro da cidade.

Nesse programa, por exemplo, as aulas de inglês acontecem no período da manhã e os alunos são divididos de acordo com o nível de idioma: do básico ao avançado. “Nessas aulas, os estudantes desenvolvem a audição, pronúncia, vocabulário e escrita”, diz a diretora do STB Ribeirão. À tarde, são realizados passeios em museus, esportes, aulas de arte, karaokê, cinema, entre outras atividades. Nos finais de semana, os alunos poderão visitar cidades vizinhas como Glendalough, Kilkenny e o Parque Aquático Aquazone.

O intercâmbio de férias tem acompanhamento de um monitor, que acompanha os alunos desde a saída do Brasil até a volta. “Geralmente, selecionamos um monitor para cada 15 alunos. A escola também oferece monitores locais que acompanham o grupo em todas as atividades”, explica Larissa. A tecnologia também se tornou uma grande aliada dos pais. “Durante a viagem, os pais podem acompanhar o dia a dia dos filhos pelo aplicativo exclusivo do STB, o Tripbox. Nele, os monitores relatam através de fotos e depoimentos como está sendo a rotina dos estudantes”.

Além de Dublin, existem pacotes de intercâmbios de férias para outros nove locais: Malibu (EUA), Vancouver (Canadá), Cambridge (Inglaterra), St. Petersburg (EUA), Los Angeles (Estados Unidos), Oxford (Inglaterra), Sidney (Austrália), St. Albans (Inglaterra) e Toronto (Canadá). Os pacotes têm valores diferenciados dependendo do destino e da duração da viagem. No geral, os programas incluem aulas de inglês, acomodação em casa de família em quartos duplos, três refeições por dia (café da manhã, almoço e jantar), transporte diário para o trajeto escola-casa, seguro viagem internacional, material didático, entre outros.

 

  • Mulher em Foco

  • O Guia de Compras Dicas Mulher é segmentado, e os anúncios agrupados nas seguintes seções:
    - Artes & Decoração
    - Beleza & Estética
    - Comer & Beber
    - Festa, Lazer & Turismo
    - Moda & Pres Sobre nós

    Últimos Mulher em Foco



    Dicas Mulher © Copyright 2015, Todos Direitos Reservados

    Desenvolvido por Invation