Como driblar a fome e manter a dieta no inverno

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Moderação, substituições saudáveis e atividade física são fundamentais para não ganhar peso na estação mais fria do ano.

dieta_desafiosQuando o inverno chega, os pontinhos da balança insistem em subir. Isso porque, nos dias mais frios, para manter a temperatura do nosso corpo estável, gastamos mais energia, por isso, nossas necessidades energéticas acabam aumentando também, deixando a gente com mais fome. A boa notícia é que dá para manter a dieta na estação mais fria do ano e chegar linda e em forma no verão.

De acordo com a nutricionista e educadora física Kátia Helen Mazziero, no inverno, como costumamos deixar as maiores fontes de vitaminas de lado que são as frutas e vegetais, devemos optar por refeições em que as utilizemos quentes “A dica é abusar de sopas leves, frutas cozidas, aproveitar dos chás ao invés de cappuccinos e chocolates quentes e não esquecer da água, já que a hidratação é extremamente importante no inverno também” orienta a nutricionista.

Mariana Balan, do blog Mamãe de Biquíni, que compartilha dicas de rotina saudável nutricionista_imagem_release_989862nas redes sociais, conta que tem alguns truques para driblar a fome nos dias frios. “Principalmente nessa época, eu evito ter guloseimas em casa, assim fica mais difícil ceder à tentação. Também invisto nas fibras, que trazem saciedade, o que é muito importante nesses meses frios em que sentimos mais fome. Nozes, castanha, granola e frutas secas são ótimas pedidas”, conta Má Balan.

E se inverno é sinônimo de queijos, vinhos, fondues e chocolates, o conselho da nutricionista é consumir moderadamente. “Não existe alimento proibido na nossa alimentação, existe quantidade e horário adequados para consumir. Então apesar de calóricos, esses alimentos podem sim fazer parte da alimentação de alguém que precisa perder peso, desde que com moderação”, explica Katia.

E como se não bastasse o tempo frio, que por si só já aumenta o nosso apetite, é durante o inverno que acontecem as festas juninas e julinas, recheadas de doces e quitutes deliciosos que ameaçam a dieta. Para não cair em ciladas, a nutricionista Katia Mazziero sugere algumas trocas nos ingredientes, para que os alimentos fiquem mais saudáveis. “Retirar a manteiga do milho cozido e da pipoca, reduzir a quantidade de açúcar no preparo dos doces, trocar a farinha branca pela integral e evitar as coberturas nos bolos. Essas substituições já ajudam para que a refeição não seja tão desastrosa”, explica.

blogueira_imagem_release_989865Outra dica da nutricionista e que a blogueira Má Balan segue à risca, é não abandonar as atividades físicas durante o inverno. “No inverno, nosso corpo gasta ainda mais calorias para mantê-lo aquecido, então eu aproveito para queimar mais. Para quem quer chegar em forma no verão, é superimportante não deixar para correr atrás do prejuízo em cima da hora”, conta Mariana. Katia, que também é educadora física, explica que não é necessário alterar o treino no inverno, mas que alguns cuidados são importantes. “O aquecimento não deve ser deixado de lado, respirar mais pelo nariz para evitar o ressecamento labial e da mucosa da garganta, vestimentas adequadas para se proteger da perda de calor e do ressecamento da pele e claro, a ingestão de líquidos sempre”, finaliza a nutricionista.

 

 

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