Atitudes vilãs que impedem seu emagracimento

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emagrecimento_5-habitos_padrão_blog1-483x270“Vou começar uma dieta”. Seja por saúde ou estética, quem já não se pegou precisando ou querendo emagrecer? É dado oficial do Ministério da Saúde: mais da metade da população brasileira está acima do peso, e um em cada cinco brasileiros está obeso.

O fato é que muitos começam uma dieta com o objetivo de emagrecer, mas não conseguem mantê-la. E vários são os motivos, mas a queixa principal é: não consigo ver resultados.

Sob o olhar da nutrição funcional, cada indivíduo tem necessidades alimentares e metabolismos diferentes, ou seja: a dieta que funciona para um, não vai, necessariamente, funcionar para outro – é preciso avaliar características genéticas e bioquímicas individuais.

No entanto, algumas atitudes boicotam qualquer dieta. “Existem diversos fatores que impedem o emagrecimento. O necessário é realizar uma mudança de hábitos, e isso com certeza impactará na perda de peso”, comenta a Dra Daniela Mensinger, nutricionista funcional do Instituto RV.

Com base nisso, confira as atitudes vilãs que podem estar boicotando o seu processo de emagrecimento:

1) Substituições inadequadas: “as pessoas, por praticidade, costumam utilizar produtos industrializados em demasia, e chegam a substituir, por exemplo, frutas por barras de cereais, refeições por shakes e sucos naturais por sucos de caixinhas, e isso compromete demais seu processo de emagrecimento”, comenta a Dra Daniela.

2) Abusar de adoçantes: segundo a nutricionista, eles podem ser um facilitador da absorção de carboidratos. “Quanto mais açúcar absorvido, maior a liberação de insulina, que amenta a gordura no tecido adiposo”, alerta.

3) Continuar consumindo embutidos: embutidos são extremamente cheios de sódio, corantes e conservantes – prejudiciais para a saúde e impactam no seu emagrecimento.

4) Consumir industrializados light e diet: isso serve inclusive para os refrigerantes. “A indústria, para retirar ou reduzir um componente, sempre adiciona outro, como por exemplo, retirando o açúcar ou a gordura, adiciona sódio, que é tão prejudicial para sua saúde e dieta quanto os outros componentes”, diz a Dra Daniela. Portanto, evite.

5) Substituir arroz e feijão por torradas e pães: “as pessoas, muitas vezes, evitam comer arroz e feijão no almoço, por exemplo, mas optam por adicionar torradas ou pães no café da manhã e em lanches intermediários. Mesmo os que se dizem integrais, na maioria das vezes não o são, e possuem uma alta carga glicêmica. Então, não é uma substituição muito inteligente”, conta a nutricionista.

A especialista do Instituto RV ainda faz os seguintes alertas:

– Tome água. Muita água.

– Consuma quantidades suficientes de verduras e legumes.

– Evite óleos de canola, soja, milho e margarina.

– Não substitua ervas e temperos naturais por temperos prontos.

– Evite o excesso de sal.

É ainda muito importante, no processo de emagrecimento, tentar levar uma vida balanceada. Uma noite de sono mal dormida, por exemplo, atrapalha muito seu processo. “As pessoas hoje em dia se preocupam muito em contar as calorias, mas se esquecem de observar a qualidade nutricional do alimento, sua carga glicêmica. O segredo está na mudança de hábitos, e não na dieta em si”, finaliza a Dra Daniela Mensinger.

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