A evolução do vestido de noiva ao longo dos anos

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Presente na sociedade desde a Antiguidade, o casamento é uma das tradições mais antigas da humanidade. Com rituais que variam conforme a localização e a religião, a cerimônia assume diferentes influências.

O vestido de noiva é um dos elementos que mais variou com o passar do tempo, incorporando as tendências de moda do período em que se insere. Mas você sabe como os modelos eram em cada época? Conheça abaixo os modelos de vários períodos e inspire-se!

Século XX

vestido século 20

Os primeiros anos do século XX foram marcados por influências da art nouveau. A transição entre o estilo clássico e as tendências modernas também marcou a moda da época e, consequentemente, os vestidos de noiva.

Os modelos inspirados em elementos da natureza predominavam nesse período, bem como itens de arte que eram incorporados às peças de roupa.

1910

vestido noiva

Modelagens soltas e tecidos ornamentados prenominavam neste período, quando véus grandes e enfeites de todos os tipos eram permitidos. Ainda que esse tipo de vestido não tivesse saias tão armadas quanto os de outras épocas, ele costumava ter diversas peças sobrepostas, para dar um efeito elegante.

1920
vestido3
Vestidos de corte reto são a marca dos anos 1920, época em que se inspiravam no contexto pós-guerra para modelos mais sóbrios. No entanto, adornos e pedrarias não faltavam, o que tornava o vestido de noiva a peça ideal para usar e abusar dos complementos. As flores e os véus também eram bastante utilizados e davam um toque de romantismo ao visual.

1930
vestido4A década de 1930 teve sua moda marcada pelos tecidos mais discretos e as formas mais ajustadas, que destacavam as curvas do corpo feminino. Também fazia parte dos pontos altos da época as mangas longas e as caudas extensas.

1940
vestido5O período bélico fez com que os vestidos de noiva se tornassem mais discretos e com cortes mais simples, já que havia escassez de tecidos e mão de obra. Também tornou-se comum que algumas noivas se casassem de tailleur, que era incrementado com véus para dar um ar mais romântico.

1950
vestido6

Os anos 1950 foram um grande marco na moda feminina, que incorporou os modelos de cintura marcada e as saias rodadas. Nos modelos de noiva, a gola alta também esteve presente, assim como o comprimento midi.

A segunda metade da década já apresentava outras características, como modelos com ares mais sofisticados e tecidos mais nobres. Nesse período, tornou-se bastante comum o modelo de vestido de noiva rendado e as mangas longas.

1960
vestido7

A década de 1960 veio revolucionar a concepção tradicional de vestidos de noiva e incorporar modelos de diferentes comprimentos e cores. Tubinhos curtos e peças combinadas foram presença marcada em diversos casamentos da época.

1970
vestido8

Vestidos com rendas, flores e elementos hippies influenciaram os casamentos deste período. As noivas mais tradicionais optavam por modelos mais retos e sóbrios, com influências dos anos 1940. Neles prenominavam a cintura marcada e a utilização de tecidos simples.

1980
vestido9

Todo o brilho e a extravagância da década de 1980 também estava presente nos vestidos de noiva, que exploraram saias armadas, mangas bufantes, tecidos brilhantes, babados, rendas e tudo mais que se poderia incluir na vestimenta.

1990
vestido10

O minimalismo e a sobriedade são os pontos fortes dos vestidos dos anos 1990, que se caracterizaram por fugir um pouco do branco e explorar outros tons, como bege e palha. Outra característica foi a inspiração em outras épocas, como o decote princesa dos vestidos mais antigos.

2000
vestido11

A década apresentou mais ousadia nos modelos, como faixas coloridas e estilos mais sofisticados. Elementos exagerados voltaram a fazer parte do look, que poderia ousar em tecidos ou na forma do vestido.

2010
vestido12

Atualmente, os vestidos de noiva têm uma tendência mais livre, atrelada ao estilo e à preferência da noiva. Os modelos de cauda sereia e as costas abertas estão entre os mais procurados, bem como os de decote tomara que caia.

Imagens/Reprodução: Pinterest

  • Mulher em Foco

  • O Guia de Compras Dicas Mulher é segmentado, e os anúncios agrupados nas seguintes seções:
    - Artes & Decoração
    - Beleza & Estética
    - Comer & Beber
    - Festa, Lazer & Turismo
    - Moda & Pres Sobre nós

    Últimos Mulher em Foco



    Dicas Mulher © Copyright 2015, Todos Direitos Reservados

    Desenvolvido por Invation