A busca pelo corpo ideal no verão já começa no inverno

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

O tempo frio impulsiona a aceleração do metabolismo e torna mais fácil o processo de emagrecimento

corpo_G_42c49337a344349Ainda é possível sentir o frio latente do inverno, mas há quatro meses para a chegada da estação mais quente do ano, ou seja, o verão, é necessário se pensar em formas de se delinear o corpo, aliando saúde e bem-estar. Mesmo que pareça difícil e cedo para se dedicar ao emagrecimento agora, com o intuito de estar em forma para o verão, é preciso colocar em prática mudanças de hábitos o quanto antes.

O cirurgião bariátrico e diretor do Instituto Mineiro de Obesidade (IMO), Leonardo Salles, aponta que a mudança de estilo de vida baseada na reeducação alimentar, o estabelecimento da prática de exercícios físicos e o acompanhamento psicoterápico são decisivos para a perda de peso.

Estudos científicos publicado pela revista americana Trends in Endocrinology Metabolism, ao contrário do que a maioria da população acredita, informa que o inverno se mostra como um período bastante favorável para a perda de peso saudável e sem sacrifícios.

Naturalmente, tanto no inverno quanto no verão, o corpo humano mantém uma temperatura constante, que gira em torno de 37°C. No entanto, especialistas da área indicam que as baixas temperaturas do inverno são altamente favoráveis para se adquirir um corpo esbelto. Conforme os especialistas, o corpo para se manter aquecido, aumenta o gasto calórico em até 10% e esta condição, junto a uma dieta equilibrada e exercícios físicos, tornam o processo de emagrecimento menos complexo e mais célere.

No tempo frio, o organismo humano trabalha de forma mais intensa na produção de calor e o metabolismo acelera para conservar a temperatura interna do corpo. Por este motivo, os habitantes de países com invernos mais severos têm maior dificuldade de engordar.

Muitas pessoas acreditam que o inverno favorece o ganho de calorias, pois creem que durante essa estação, o nosso metabolismo fica mais lento e o corpo procura armazenar mais gordura para se aquecer. O que não condiz com a realidade e ainda revela outro forte implicante no ganho de peso ao longo do inverno, a questão psicológica.  Com isso, a queda na produção de serotonina e a intensificação de sentimentos ligados a tristeza, desânimo ou mesmo a depressão, acabam levando muitas pessoas a comerem descontroladamente e engordarem de forma inconsciente durante o período frio.

Leonardo Salles aponta que o ideal é que as pessoas adotem a reeducação alimentar e metabólica durante o inverno para se chegar ao verão com o corpo delineado. Ele afirma que a reeducação não se baseia em uma dieta para o simples emagrecimento, mas se traduz como um tratamento médico que requer cuidados profissionais e acompanhamento médico. Ao longo da reeducação, as pessoas aprendem a adaptar o seu organismo e percam gordura naturalmente, e após atingirem o peso ideal, não voltem a engordar.

O cirurgião também explica que, para casos mais extremos de excesso de peso é indicado a aplicação de métodos mais incisivos como o Balão Intragástrico (técnica endoscópica que não modifica o organismo). “Uma coisa é tratar o peso, outra completamente diferente é tratar a sua causa, para isso não basta emagrecer, precisamos tratar o que motivo da ganha de peso. Independentemente de qual tratamento for realizado para a perda de peso, o fundamental é tratar a base do problema com o acompanhamento de profissionais como psicólogos, psiquiatras, nutricionistas e endocrinologistas”, completa Leonardo Salles.

  • Mulher em Foco

  • O Guia de Compras Dicas Mulher é segmentado, e os anúncios agrupados nas seguintes seções:
    - Artes & Decoração
    - Beleza & Estética
    - Comer & Beber
    - Festa, Lazer & Turismo
    - Moda & Pres Sobre nós

    Últimos Mulher em Foco



    Dicas Mulher © Copyright 2015, Todos Direitos Reservados

    Desenvolvido por Invation