9 causas da sensibilidade nos dentes que você ainda não conhece

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Pesquisa encomendada por Sensodyne aponta que pacientes que sofrem de sensibilidade podem sofrer também de gengivite

sensibilidade_8fe3e0f34d3083cba6fe73d62a783d7f_XLMuitas pessoas sentem aquela dorzinha chata no dente ao comerem algo muito gelado, quente ou doce, mas nem sempre conseguem entender de onde ela vem e por que ela acontece. A sensibilidade nos dentes, como é conhecida, tem diversas causas. Você sabia por exemplo que fazer atividades físicas que exigem esforço e/ou pressão nos dentes pode causar sensibilidade? Ou ainda que gengivite pode agravar o problema? Uma pesquisa sobre saúde oral encomendada por Sensodyne ao Kantar aponta que 14% dos pacientes brasileiros que sofrem com sensibilidade nos dentes também sofrem de gengivite. [1]

De acordo com a dentista especialista em dentes sensíveis, Dra. Thais Azevedo (CRO nº 351314/RJ), existem várias razões geradoras e de agravamento da sensibilidade nos dentes como bruxismo, que é um rangido ou cerramento involuntário dos dentes; apertamento, ou seja, pressão muitas vezes inconsciente gerada por estresse ou esforço físico; escovação com pressão demasiada; extração de um ou mais dentes; uso de escova de dentes dura; uso de cremes dentais abrasivos; problemas do estômago como refluxo e acidez; distúrbios alimentares como bulimia; mastigação de um lado só e também gengivite.

"A gengivite, por exemplo, é um problema de saúde oral muito correlacionado à sensibilidade nos dentes. Com o avanço da idade e o aumento das recessões gengivais a dentina fica mais exposta. Isso ocorre por causa de alguns eventos biológicos naturais do corpo humano e inerentes ao envelhecimento como esclerose tubular ou fibrose pulpar", explica a doutora.

A especialista esclarece que a escovação errada e a escolha equivocada do creme dental podem ocasionar e aumentar o problema. Segundo ela, a utilização de escovas de cerdas duras, a escovação empregando muita força e o uso de cremes dentais abrasivos estão entre os principais erros.

"A gengiva obedece às pressões que incidem sobre ela, por isso quem escova os dentes com força ou com cerdas muito firmes, fatalmente em algum momento terá sua gengiva retraída, correndo o risco de desgaste do esmalte dos dentes também, gerando assim sensibilidade. A pressão adequada sobre os dentes na hora da escovação deve ser a mesma quando higienizamos a boca segurando a escova com apenas 3 dedos", ressalta.

Ainda de acordo com ela, a escovação precisa ser suave não apenas por conta da gengiva, mas também porque as cerdas limpam de forma eficaz quando vão de encontro ao dente na posição reta. A escolha correta da escova e do creme dental é outra recomendação importante. Sensodyne Limpeza Profunda, por exemplo, é um creme dental de uso diário recém lançado no Brasil e surge como mais uma ferramenta para ajudar a combater a sensibilidade. O novo produto atua na parte interna do dente ajudando a acalmar os nervos expostos e promovendo proteção duradoura, com escovação diária duas vezes ao dia, contra a dor da sensibilidade.

Além do creme dental, há também a escova de dentes Limpeza Profunda, outro item fundamental para os cuidados adequados da saúde da boca. Ela conta com cerdas extra macias que promovem uma limpeza suave em áreas de difícil alcance e evitam a retração gengival.

Sobre Sensibilidade nos dentes

A hipersensibilidade é uma resposta dolorosa, de intensidade variável, a um estímulo que seria incapaz de causar esse sintoma em situação de normalidade. Ela é causada por três principais fatores: escovação excessiva ou agressiva, problemas gengivais e ingestão frequente de alimentos e bebidas ácidas. Em casos mais graves, a dor da hipersensibilidade pode se tornar contínua e acarretar em necrose pulpar, isto é, "morte" do dente. Por outro lado, em casos mais brandos, ela pode desaparecer sozinha, o que pode demorar anos, pois para isso acontecer é necessária a formação de dentina esclerótica ou reparadora.

  • Mulher em Foco

  • O Guia de Compras Dicas Mulher é segmentado, e os anúncios agrupados nas seguintes seções:
    - Artes & Decoração
    - Beleza & Estética
    - Comer & Beber
    - Festa, Lazer & Turismo
    - Moda & Pres Sobre nós

    Últimos Mulher em Foco



    Dicas Mulher © Copyright 2015, Todos Direitos Reservados

    Desenvolvido por Invation