Grupo Boticário fala sobre sustentabilidade em suas operações na 8ª Greenbuilding Brasil Conferência Internacional e Expo

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Grupo participa da abertura do evento apresentando resultados de suas operações com a certificação LEED

grupo boticário_-1Comprometido com um futuro cada vez mais sustentável, o Grupo Boticário pratica ações de ecoeficiência em suas unidades operacionais e em seus canais de vendas, garantindo soluções com melhores impactos sociais e ambientais. Recentemente, empreendimentos da empresa receberam a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), o mais importante reconhecimento mundial para construções sustentáveis. Os resultados desses projetos serão apresentados pelo Grupo amanhã, dia 08 de agosto, na 8ª Greenbuilding Brasil Conferência Internacional e Expo, principal evento de construção sustentável da América Latina, realizado em São Paulo.

“Acreditamos que é possível alcançar o crescimento econômico em equilíbrio com a sociedade e o meio ambiente. Por isso, nossos empreendimentos foram construídos considerando soluções sociais e ambientais, unindo o bem-estar de nossos colaboradores, ações para a comunidade e redução ou eliminação dos impactos junto ao meio ambiente”, conta Omar Rodrigues, coordenador de Sustentabilidade do Grupo Boticário.                                                                         

Na Bahia, a fábrica de Camaçari tornou-se a primeira do Brasil no setor de cosméticos a obter o selo no ano passado. Inaugurada em 2014, ela foi construída contemplando tecnologias e práticas inovadoras que a fazem uma das mais sustentáveis do país, com sistemas de eficiência energética, redução de consumo de água e reaproveitamento de materiais. Possui potencial de redução do consumo de energia de 18%. Além de ter uma estação de tratamento e reúso de águas, com potencial de redução de 75% do consumo de água nas áreas administrativas. Cerca de 75% dos resíduos de obra da fábrica também foram reciclados ou reutilizados.

O Centro de Distribuição em São Gonçalo dos Campos (BA), certificado em 2015, foi o primeiro da região Norte e Nordeste a obter a certificação. O espaço possui um potencial de reduzir até 23% do consumo de energia e 80% do consumo de água, à medida que a iluminação natural e a água de chuvas são reaproveitadas. Em relação aos resíduos de obra 83,06% foram reciclados.

Ambas instalações contam com iluminação eficiente com sensores de presença; telhado branco que reflete a luz do sol e não deixa passar calor para o ambiente interno, reduzindo o consumo de ar condicionado; placas solares para aquecimento de água, o que garante um maior conforto para seus usuários.

A loja da marca quem disse, berenice? no Shopping Cidade São Paulo, na capital paulista, também conquistou o título sendo a primeira loja de cosméticos com certificação LEED no varejo brasileiro. Com poucos ajustes em seu projeto, o espaço recebeu, em 2016, o nível máximo da certificação internacional LEED Retail CI, o Platinum.  A construção conta com materiais mais sustentáveis, desde o mobiliário ao sistema de iluminação com luminárias de LED. Toda a iluminação da loja é controlada por sensores de presença, além de contar com programação de horários de ativação.  O local conta também com sensores de CO2 que, de acordo com a ocupação, podem reduzir a vazão de ar ou acionar o sistema de renovação, gerando economia em refrigeração.

A certificação dessas unidades faz parte da estratégia de sustentabilidade do Grupo Boticário que foca no crescimento da organização, contribuindo para a sociedade e para o meio ambiente. “Para nós é um orgulho saber que nossas práticas em sustentabilidade são reconhecidas com uma certificação tão relevante e podem inspirar outros empreendimentos”, complementa Rodrigues.

O tema sustentabilidade é tratado no Grupo Boticário com visão de longo prazo e metas que vão até 2024, com foco em matérias-rimas e embalagens (ciclo de vida dos produtos e logística reversa); ecoeficiência (produção e cadeia de valor) e canais de venda (pontos de venda), além de um olhar transversal que permeia toda a cadeia de valor.

As iniciativas da empresa contribuem continuamente para o crescimento do negócio, o desenvolvimento da sociedade e a preservação do meio ambiente, considerando os desafios futuros. O Grupo Boticário acredita na construção de um mundo melhor e por isso cria oportunidade para transformar positivamente a sociedade.

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