Frutas, sorvete, tapioca, caldas, chocolate, queijos e especiarias estão nas sobremesas da Restaurant Week

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Mais de 20 sobremesas criativas estão nos menus do festival que vai até 30 de abril

week_B4-Gente-30-33gek7gd4nm0hnq0ebv8jk-300x292O festival gastronômico Ribeirão Preto Restaurant Week, que está em sua sexta edição, apresenta 23 diferentes sobremesas para todos os gostos. O evento tem menus completos – entrada, prato principal e sobremesa – a preços fixos.

A sobremesa é muito mais que um complemento às refeições e ganha cada vez mais espaço às mesas. E na Restaurant Week, as sobremesas encerram o menu com muita criatividade, como gostaria Catarina de Médicis, que em 1547 se tornou esposa do rei Henrique II, da França. Catarina é considerada a responsável pela introdução da sobremesa ao final das refeições. De lá para cá, encerrar com um toque doce qualquer refeição – desde as mais simples até as que celebram grandes acontecimentos – virou regra.

Os menus trazem sobremesas com sorvete, massa folhada, brigadeiro, pudim, tapioca, merengue, compota, mousse, bombocado, churros, milk shake, caldas, cheese cake, ganache, café e cappuccino. Não faltam frutas nas criações: abacaxi, goiaba, limão, maracujá, coco, nozes, morango, framboesa e outras frutas vermelhas. E nas receitas há ainda ingredientes que fazem toda a diferença como queijos, cachaça além de especiarias.

Confira as novidades doces da 6ª Ribeirão Preto Restaurant Week

Abacaxi caramelizado com canela em pó e sorvete de creme, Romeu e Julieta (goiabada com creme de leite ou queijo meia cura ou parmesão), pizza massa folhada de brigadeiro, mousse de limão, riz au lait com calda de caramelo, pudim de tapioca com coulis de maracujá, merengue com compota de abacaxi, alecrim e cachaça, bombocado de coco  com Gelatto Fior di latte e calda de especiarias, Zé Churritos (deliciosos mini-churros crocantes com doce de leite cremoso), milk-shake de Ovomaltine, cheesecake com calda manga, mousse de chocolate e nozes, pudim de rum, abacaxi grelhado com ervas e melado de cana, sorvete artesanal de vanilla com calda de chocolate e amêndoas laminada, sorvete artesanal de vanilla com calda de frutas vermelhas e morangos frescos, sorvete de coco zero açúcar com ganache de cacau, cheesecake chocolate, torta marshmallow, mousse de chocolate feito com caramelo salgado e chantilly, crumble gelado de morango e framboesa, café e cappuccino.

A história da sobremesa

A italiana Catarina de Médicis mudou-se para a França em 1533, especificamente para o casamento com o futuro rei Henrique II. Ela sempre foi apaixonada pela boa gastronomia. A história conta que seus baús de mudança carregavam muitos livros de culinária. Mas, Catarina também era apreciadora dos bons modos e teria sido a responsável pela organização da refeição como fazemos até hoje servindo primeiramente entrada, seguida do prato principal e, então, a sobremesa que encerra o ritual. Não levou muito tempo para a corte se habituar e cultivar os novos hábitos, bem diferentes dos banquetes medievais em que se comia de tudo, a noite toda e, não raro, durante dias seguidos. Para manter seus bons modos, Catarina levou um séquito de confeiteiros de Florença para a França. E os mestres confeiteiros ganham novo status neste cenário. Como mantêm até hoje.

  • Canal Dicas Mulher

  • O Guia de Compras Dicas Mulher é segmentado, e os anúncios agrupados nas seguintes seções:
    - Artes & Decoração
    - Beleza & Estética
    - Comer & Beber
    - Festa, Lazer & Turismo
    - Moda & Pres Sobre nós

    Últimos Mulher em Foco



    Dicas Mulher © Copyright 2015, Todos Direitos Reservados

    Desenvolvido por Invation