Dia Nacional da Coleta de Alimentos 2017 supera em 40% arrecadação do ano passado

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Voluntarios Dia Nacional Coleta Alimentos 2017 (1)O Dia Nacional da Coleta de Alimentos 2017, realizado no último sábado (11/11), não só atingiu a meta estipulada – que era de 4.383kg de mantimentos, mesmo montante arrecadado no ano passado – como a ultrapassou em cerca de 40%. Ao todo, a campanha fechou com 6.133kg de doações na região. Ribeirão Preto somou 3.381kg, seguida por Sertãozinho, com 1.752kg, Jaboticabal, com 741kg, e Monte Alto, com 259kg. Mais de 80 voluntários se dividiram entre 11 lojas dos supermercados parceiros Tonin e Savegnago. “A ação deste ano foi um sucesso. O total arrecadado no país chegou a 174 toneladas, 30 a mais que em 2016”, destacou Carmen Justo, coordenadora do grupo Amigos da Coleta Ribeirão Preto (www.amigosdacoletarp.com), que organiza o projeto na região.

Esta foi a 12ª edição do Dia Nacional da Coleta de Alimentos. A campanha ocorre simultaneamente em 11 países, com o objetivo de promover um Natal mais digno a famílias atendidas por órgãos e entidades assistenciais dos municípios participantes. As doações arrecadadas em Ribeirão Preto foram encaminhadas, no mesmo dia, para o Banco de Alimentos da cidade. Ao longo dessa semana, elas serão distribuídas para as instituições beneficiadas. “Nós distribuímos, semanalmente, hortifrútis para 68 entidades do município. O Dia Nacional da Coleta de Alimentos é importante para complementarmos essa ação com ‘produtos secos’, como arroz, feijão, farinhas e enlatados”, afirmou José Carlos da Cruz, coordenador do Banco de Alimentos de Ribeirão Preto.

A ação também beneficiou o Mesa Brasil, do Sesc-RP (Serviço Social do Comércio), que conseguiu atender, com as doações, 19 instituições. Criado em São Paulo em 1994 e, desde 2003, presente em todo o país, o programa funciona como uma rede de combate à fome, ao desperdício e à má distribuição de alimentos, baseado na parceria entre a sociedade civil, o empresariado e as organizações sociais.

Opinião de quem participou

Luana Oliveira Abreu foi uma das voluntárias do Dia Nacional da Coleta de Alimentos em Ribeirão Preto. Ela tirou o sábado para abordar os consumidores do Savegnago da rua Henrique Dumont e receber as doações. “Para mim é gratificante fazer parte disso. É uma ação que comove e faz a diferença para muita gente. Acredito que devido à situação econômica difícil que estamos vivendo, as pessoas se sentem mais dispostas a ajudar quem precisa”, disse.

O bancário Fabrício Vianna Gimenes foi um dos clientes que colaborou com a campanha. “Sempre que possível eu tento ajudar, pois sei a importância desse ato. Acredito que o espírito natalino toca as pessoas, que ficam mais sensíveis a doar para o próximo”, contou. O casal Carlos Roberto, comerciante, e Ana Cecília Vieira Alves, perita contábil, também fizeram a boa ação do final de semana. “Acho muito boa essa dinâmica de arrecadação em supermercados, pois muitas vezes queremos ajudar, mas a falta de tempo ou a distância nos prejudica. Aqui, já realizamos nossas compras e colocamos em prática a solidariedade”, concluiu Carlos Roberto.

Parceiros
A campanha é promovida, no Brasil, pela ONG Companhia das Obras. Os parceiros regionais são CVU (Centro de Voluntariado Universitário), São Francisco Saúde, Paróquia Cristo Ressuscitado (bairro Lagoinha-RP), Savegnago Supermercados, Tonin Superatacado, Programa Mesa Brasil (Sesc-RP), Centro Universitário Moura Lacerda (cursos de Pedagogia, Educação Física, Tecnólogos e Publicidade e Propaganda) e Milagre do Verbo Agência de Comunicação (Assessoria de Imprensa).

 

 

  • Canal Dicas Mulher

  • O Guia de Compras Dicas Mulher é segmentado, e os anúncios agrupados nas seguintes seções:
    - Artes & Decoração
    - Beleza & Estética
    - Comer & Beber
    - Festa, Lazer & Turismo
    - Moda & Pres Sobre nós

    Últimos Mulher em Foco



    Dicas Mulher © Copyright 2015, Todos Direitos Reservados

    Desenvolvido por Invation