Aumento nos casos de conjuntivite deixa região em alerta

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

O oftalmologista Renan Memória explica os cuidados para evitar o contágio e a piora da doença

Fulaninho passou o dia na piscina para aliviar o calor de Ribeirão Preto e ainda enfrentou alguns ônibus lotados em horário de pico. No outro dia acordou com os olhos avermelhados, secreção, pálpebras inchadas e sensação de “areia nos olhos”. Fulaninho virou estatística do aumento de casos de conjuntivite da região.

Em Pontal, somente no mês de março, foram diagnosticados 315 casos da doença. Ribeirão Preto segue em alerta, mas ainda fora de epidemia. De acordo com Renan Memória, oftalmologista do Ponto da Consulta, a conjuntivite viral levou mais pacientes para a clínica. “Houve um aumento de casos vindos da região metropolitana de Ribeirão Preto. Devido ao calor a propagação do vírus acaba sendo maior”, comenta.

Segundo o médico, após notar algum sintoma da doença é importante consultar com um especialista para que seja diagnosticado os tipos de conjuntivite (alérgica, viral e bacteriana) que, se não tratadas, podem ameaçar a visão.

Entre os principais sintomas da conjuntivite estão: olhos vermelhos e lacrimejantes, pálpebras inchadas, sensação de areia nos olhos, secreção e coceira.

Para evitar fazer parte da estatística, como Fulaninho, o oftalmologista explica que alguns cuidados devem ser tomados. A doença é transmitida por contato direto (apertos de mão, abraços, beijos, etc) ou indireto (compartilhamentos de toalhas, roupa de cama). Cuidados especiais com a higiene ajudam a controlar o contágio e a evolução da doença.

O oftalmologista ainda afirma que cada tipo de conjuntivite requer um tratamento específico: colírios antibióticos, antialérgicos ou lubrificantes. Quem deve prescrever a medicação exata é o médico especialista.

Veja algumas recomendações:

-Evite aglomerações;
-Lave com frequência o rosto e as mãos;
-Não coce os olhos;
-Troque fronhas dos travesseiros e lençol diariamente enquanto perdurar a crise;
-Não compartilhe objetos de beleza.

  • Canal Dicas Mulher

  • O Guia de Compras Dicas Mulher é segmentado, e os anúncios agrupados nas seguintes seções:
    - Artes & Decoração
    - Beleza & Estética
    - Comer & Beber
    - Festa, Lazer & Turismo
    - Moda & Pres Sobre nós

    Últimos Mulher em Foco



    Dicas Mulher © Copyright 2015, Todos Direitos Reservados

    Desenvolvido por Invation