Alimentação noturna das crianças é também oportunidade para pais aumentarem o vínculo com seus filhos

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

alimentação_hora-da-refeiçãoPara a nutricionista da Cycle International School, Carla Caratin, os produtos ultra processados devem ser eliminados, dando passagem para frutas e lanches leves fazerem parte do hábito familiar e gerar exemplo dentro de casa

As crianças estão em constante fase de crescimento e desenvolvimento. Então, a alimentação para elas é ainda mais importante do que aos adultos. O que dizer da alimentação noturna delas?

Para a nutricionista da Cycle International School, Carla Caratin tudo começa pelo exemplo que os pais querem passar aos filhos. "Ao verem o cuidado e o que comem nessa fase será fundamental para a construção dos hábitos alimentares dessas crianças no futuro", conta a nutricionista. "Essa refeição é importante inclusive para criar o hábito das realização de refeições em família. A gente sabe hoje que o ato de se alimentar está muito ligado ao bem-estar, a qualidade de vida e aos bons hábitos alimentares. Então, mesmo que seu filho tenha jantar na escola, como acontece aqui na Cycle, é muito interessante que ela possa ter uma refeição com a família para fortalecer esse vínculo", explica.

O cuidado com os intervalos de tempo entre as refeições também é de extrema importância quando se pensa no crescimento dos pequenos.Eles influenciam diretamente como será a alimentaçãono período da noite. "É importante que as crianças se alimentem em intervalos curtos de tempo, inclusive no período da noite. Assim como nós adultos, as crianças também não devem ter uma alimentação muito excessiva antes de dormir. É importante então que as crianças tenham uma boa alimentação ao longo do dia para que essa refeição noturna não seja pesada e que garanta os nutrientes que elas precisam nessa fase de crescimento", conta Carla.

Um dos erros mais comuns praticados pelos pais e abordados pela nutricionista é o de substituir a refeição noturna por lanches com alimentos muito condimentados e gordurosos, como frituras e pizzas. Por isso, ela faz um alerta aos pais: "A correria do dia a dia, muitas vezes impede um cuidado maior com a alimentação da família à noite. O ideal é realizar uma refeição mais leve e completa em vitaminas e minerais para que a digestão seja tranquila e não atrapalhe a noite de sono das crianças".

Para que isso ocorra de forma sustentável, a especialista sugere que a alimentação dos pequenos seja mais fracionada, entre 2 horas e meia 3 horas de intervalo. Dessa forma, a criança dificilmente terá uma fome muito intensa e ainda manterá o equilíbrio nas refeições. À noite, ao voltar da escola, Carla aponta para o fato de que eliminar ao máximo a ingestão de ultra processados ricos em gorduras, açucares e sódio é essencial.

Para isso, ela dá algumas sugestões de alimentos substitutos para uma vida mais saudável das crianças e da família como um todo. "Nesse horário um lanche com queijos, frango desfiado, verduras, cenoura ralada, beterraba, uma torta de legumes, um quibe de forno ou até a própria refeição, arroz, feijão, salada, uma carne, podem ser aproveitados. Outra boa substituição também são as frutas que pode completar essa necessidade nutricional da criança ao longo do dia", diz.

A rotina também deve ser levada em consideração para a criação de hábitos saudáveis. "O mais importante é que esse momento faça sentido e seja parte do hábito da família, não apenas um dia na semana. E claro, que os alimentos ingeridos tenham os nutrientes necessários para o bom desenvolvimento das crianças", finaliza a nutricionista.

  • Canal Dicas Mulher

  • O Guia de Compras Dicas Mulher é segmentado, e os anúncios agrupados nas seguintes seções:
    - Artes & Decoração
    - Beleza & Estética
    - Comer & Beber
    - Festa, Lazer & Turismo
    - Moda & Pres Sobre nós

    Últimos Mulher em Foco



    Dicas Mulher © Copyright 2015, Todos Direitos Reservados

    Desenvolvido por Invation