A Páscoa e a sua saúde

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bacalhau2A Páscoa é uma das mais importantes datas comemorativas para os Cristãos. Nela, celebra-se a ressurreição de Cristo e os acontecimentos que a antecederam. Os costumes que envolvem a Semana Santa estão tão presentes na nossa cultura que vão além do significado religioso. Não seria exagero dizer que todos, cada um à sua maneira, festejam essa data.
Entre as tradições que envolvem a Páscoa, uma das mais marcantes é culinária. A alimentação baseada no preparo de peixe é indispensável no cardápio do feriado. As mais variadas e deliciosas receitas passarão pelas mesas dos brasileiros e entre elas o Bacalhau é destaque.

Páscoas o ano inteiro

A cultura e gastronomia dessa época do ano ofusca um outro lado dos nossos hábitos alimentares que é a pouca quantidade de peixe que comemos no dia a dia. A Organização Mundial da Saúde, por exemplo, recomenda que cada pessoa coma 12 quilos de peixe por ano e o brasileiro consome apenas 9 quilos.
Salada-de-Bacalhau-da-Noruega-com-Pimentões-assados_largeAs propriedades nutricionais dos pescados fazem deles uma ótima alternativa de proteína
para uma alimentação saudável. “Os peixes são considerados importantes fontes de ferro,
proteína, vitamina B12, cálcio, fósforo, iodo e cobalto. Além disso, são fonte de ômega 3 e 6, consideradas gorduras saudáveis que atuam nos processos inflamatórios e têm efeito favorável na redução dos triglicerídeos. Também ajudam a prevenir doenças cardiovasculares e neurológicas”, explica Roberta Rehem de Azevedo da equipe de Nutrição do Ministério da Saúde.

Segundo a nutricionista Beatriz Botéquio, o Bacalhau é uma fonte de proteínas de origem animal que ajuda na constituição de tecidos e músculos. “Ele é um peixe também rico em fontes minerais como o zinco, que tem um efeito antioxidante que, entre outros benefícios, nos ajuda ter boa memória”, explica.
Um estudo publicado no periódico Circulation: Heart Failure, mostrou que o risco de desenvolver doenças cardíacas em mulheres na pósmenopausa que comem freqüentemente peixe assado ou cozido é menor.
Poucos alimentos são tão saudáveis quanto o peixe, a motivação para comer pode variar, mas sempre é uma boa pedida. Bom apetite e Feliz
Páscoa!

www.facebook.com/bardopeixinho

 

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