5 maiores dúvidas sobre a Naturopatia

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Especialista esclarece

naturopatiaA Naturopatia vem sendo explorada como uma nova forma de entender o seu corpo, mente e espírito e, por meio desse conhecimento, tratar doenças, condições crônicas, prevenções e, até mesmo, reeducar a alimentação. Dessa forma é importante saber a fundo como cada uma delas funciona: cromoterapia, cristais, acupuntura, auriculoterapia, entre tantas outras.

As técnicas têm como princípio tratar o indivíduo em toda sua totalidade, com cuidados para o corpo, mente e espírito. Dessa forma, identificam profundamente as causas da enfermidade, para só assim, chegar a uma técnica e um tratamento. O Naturopata pode ser considerado um professor que reeduca os pacientes e os conscientizam que eles são responsáveis pela própria saúde e cura.

Para entender melhor o que é Naturopatia, Daniel Alan Costa, Naturopata e Especialista em Bases de Medicina Integrativa do Albert Einstein, esclarece mitos e verdades sobre o termo.

1- A Naturopatia é obrigatoriamente ligada ao lado espiritual?

Não. O profissional trabalha o atendimento aos clientes de maneira diferenciada, observando e avaliando o paciente de maneira individual. Por meio do conhecimento e prática adquiridos com as especializações, o naturopata escolhe as terapias mais adequadas àquele indivíduo com o objetivo de colaborar de maneira segura com o equilíbrio tão desejado pelos clientes.

Em um universo cada vez mais mecanicista e de apelo materialista, há a necessidade de se buscar o equilíbrio da forma mais natural possível. Esta necessidade já é percebida por muitas pessoas, que acabam não encontrando na alopatia e terapias convencionais as respostas satisfatórias para as suas queixas, sejam elas físicas, emocionais, mentais ou espirituais. E é desta necessidade que observamos, cada vez mais, a procura por terapias que tenham um apelo natural, com uma visão holística da vida e do ser humano.

2- Os tratamentos com Naturopatia são mais demorados?

Como já sabemos, os resultados dos tratamentos tradicionais dependem das condições de cada paciente. O mesmo ocorre com a medicina natural. Cada caso é um caso, e deve ser tratado de forma muito particular. Outro ponto crucial é a técnica utilizada naquele determinado paciente. Cada uma tem o seu tempo.

3- Os tratamentos de Naturopatia são invasivos?

A terapia Naturopata visa evitar qualquer procedimento que prejudique o paciente, portanto, trata-se de uma técnica não invasiva. Todos os métodos e produtos utilizados diminuem o risco de efeitos colaterais e indesejados.

4- Posso fazer tratamentos tradicionais e Naturopatas ao mesmo tempo?

 

Os benefícios desses tratamentos são inúmeros, pois promovem o equilíbrio interior, a consciência corporal, a redução do stress, o alívio de sintomas e o reestabelecimento do bem-estar como um todo. A boa prática preza por não correr riscos prejudiciais aos tratamentos convencionais e é necessário avisar o médico alopata sobre os tratamentos complementares que se está fazendo.

5 -Pode ser utilizada para todos os tipos de doenças?

A terapia naturopatica trabalha em ensinar o corpo que ele pode curar a si próprio, logo podemos dizer que sim. É possível realizar o tratamento para qualquer tipo de doença. A Naturopatia segue o princípio hipocrático, tratar o ser e não a doença, deste ponto de vista, qualquer pessoa, independente da doença que apresente, pode ser tratado com a Naturopatia, mesmo que em conjunto com a medicina convencional. Porém, a medicina natural se antecede a esse ponto. Tão importante quanto o tratamento é a prevenção. Para isso o profissional buscará as causas e origens as doenças que serão tratadas, colocando os efeitos em segundo plano.

  • Canal Dicas Mulher

  • O Guia de Compras Dicas Mulher é segmentado, e os anúncios agrupados nas seguintes seções:
    - Artes & Decoração
    - Beleza & Estética
    - Comer & Beber
    - Festa, Lazer & Turismo
    - Moda & Pres Sobre nós

    Últimos Mulher em Foco



    Dicas Mulher © Copyright 2015, Todos Direitos Reservados

    Desenvolvido por Invation